O Parlamento Europeu estima que na Europa, vivam cerca de 500 mil mulheres e jovens mutiladas, encontrando-se em risco, anualmente, 180 mil
O Parlamento Europeu estima que na Europa, vivam cerca de 500 mil mulheres e jovens mutiladas, encontrando-se em risco, anualmente, 180 milEliminar a mutilação genital feminina passa pela prevenção. O caminho de consciencialização está a ser efetuado e, nalguns países do mundo, têm sido adotadas medidas. Em junho de 2011, o parlamento da Guiné-Bissau aprovou uma lei que proíbe a prática da mutilação genital feminina, localmente conhecida por fanado. Em Portugal é punida por lei, através do art. º 144. º do Código Penal, sendo também uma violação dos direitos fundamentais de mulheres, jovens e crianças do sexo feminino e uma forma de violência de género.
a data de 6 de fevereiro foi consagrada em 2003 pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de denunciar a mutilação genital feminina. É uma prática em que uma parte ou a totalidade dos órgãos sexuais de mulheres e crianças é removida. Há vários tipos de mutilação genital feminina, com diferentes gravidades. É levada a cabo em várias idades, desde depois do nascimento até à primeira gravidez, tendo a maioria lugar entre os quatro e os oito anos.