Programa da «visita de cortesia» de Bento XVI a Cuba, de 23 a 29 de março, já está definido
Programa da «visita de cortesia» de Bento XVI a Cuba, de 23 a 29 de março, já está definido a cerimónia de boas-vindas está prevista para as 16h30, no aeroporto de Guanajuato, México, a 23 de março. O Papa lá fará a primeira das dez intervenções previstas, entre discursos, homilias e saudações. Esta é a terceira viagem de Bento XVI ao continente americano, depois do Brasil (2007) e Estados Unidos da américa (2008).

Em Guanajuato, o Papa terã um encontro com o presidente mexicano, Felipe Calderón. Um dos momentos altos da visita ao México é a celebração da missa no Parque do Bicentenário, em Léon, seguindo-se a oração do angelus, celebrações em que Bento XVI intervirá com uma homilia e uma breve palavra. No mesmo dia, o Pontífice encontra-se com os bispos do México e da américa Latina na catedral da Mãe Santíssima da Luz, também em León.

O último discurso de Bento XVI em solo mexicano acontecerá na despedida, marcada para a manhã de 26 de março, de onde Bento XVI rumará para Santiago de Cuba. No aeroporto, Bento XVI discursa perante o presidente Raul Castro e a Conferência Episcopal Cubana. O dia termina com a celebração da missa dos 400 anos da descoberta da imagem da Virgem da Caridade, padroeira de Cuba.

a visita ao Santuário da Nossa Senhora da Caridade marca o início do segundo dia em Santiago de Cuba. O Papa encontrtar-se-á com Raul Castro no Palácio da Revolução, antes de jantar com os bispos de Cuba na Nunciatura apostólica. No dia seguinte discursa em Havana e parte para Roma, perfazendo 20 mil quilómetros após o início da viagem.