«Para um novo paradigma: um mundo assente no cuidado», a antologia de textos de Maria de Lourdes Pintasilgo vai ser lançada a 15 de fevereiro, em Lisboa
«Para um novo paradigma: um mundo assente no cuidado», a antologia de textos de Maria de Lourdes Pintasilgo vai ser lançada a 15 de fevereiro, em Lisboa a obra vai tornar públicos alguns dos escritos de Maria de Lourdes Pintasilgo, concretizando «um desejo formulado ainda em vida pela autora dos textos, ao mesmo tempo que torna «acessível ao público em geral, a originalidade e pioneirismo das suas perspetivas, a multidisciplinaridade em que se movia, a ousadia de algumas das suas opiniões e as suas próprias ideias em relação a muitas matérias, explica a Fundação «Cuidar O Futuro.
Os textos estão selecionados em quatro grandes grupos: Mulheres; Democracia, cidadania, direitos humanos; Desenvolvimento e Qualidade de Vida, população; Educação, valores, cultura, religião, ética. Os escritos, adianta a Fundação, encontram-se em três línguas, conforme os originais, línguas em que Maria de Lourdes Pintasilgo se exprimiu no seu périplo pelo mundo.

Os documentos agora publicados cobrem o espaço temporal que vai de 1990 até 2004, ano da sua morte. «Há estilos diferentes na escrita da autora, mais académico e discursivo nuns casos, mais coloquial noutros, poético em alguns incluindo o próprio aspeto gráfico, sublinha o grupo organizador da antologia.

Foram escolhidos os textos da versão já publicada, sempre que exista. Noutros casos, os documentos são do arquivo pessoal, mantendo inclusive o recurso a repetições, para acentuar ideias. Em algumas citações não existe indicação da fonte, mas, adianta o grupo de trabalho «isso não constituiu qualquer constrangimento para o grupo de trabalho, visto não se tratarem na grande maioria dos casos, de textos académicos.

a obra, dedicada à única primeira-ministra de Portugal e a segunda da Europa, conta com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa e posfácio de Maria João Seixas. Será apresentada às 18h por Maria de Belém Roseira no auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa. a obra é editada pela Fundação «Cuidar O Futuro e as Edições afrontamento.