Biblista, teólogo, com participação nos órgãos de comunicação social, antónio Couto é o terceiro bispo titular mais novo de Portugal
Biblista, teólogo, com participação nos órgãos de comunicação social, antónio Couto é o terceiro bispo titular mais novo de PortugalPresidente da Comissão Episcopal da Missão e da Nova Evangelização, professor na Universidade Católica e no curso de Missiologia, homem da internet (alimenta um blogue com reflexões sobre a Palavra de Deus) e com presença em programas de rádio e televisão, antónio Couto prepara-se para um novo desafio. até agora bispo auxiliar de Braga, assumirá este domingo, 29 de janeiro, a diocese de Lamego, a única do país que não é sede de distrito.com 140 mil habitantes, possui cerca de 150 padres, 29 dos quais ordenados nos últimos 12 anos, a diocese de Lamego foi criada por volta do ano 570. antónio Couto foi nomeado para suceder a Jacinto Botelho que, por limite de idade canónica, pediu a resignação ao Papa. O novo bispo de Lamego foi nomeado a 19 de novembro de 2011 e depois dos titulares de Bragança-Miranda e de Coimbra é o terceiro bispo mais novo ao serviço da Igreja em Portugal.
a entrada do prelado na diocese de Lamego ocorrerá durante a celebração da Eucaristia, marcada para as 16h, na Sé catedral. Logo no início, o ainda bispo titular proferirá algumas palavras de despedida e de boas vindas. Quando o núncio apostólico ler a Bula de nomeação, antónio Couto passa a presidir à Eucaristia, tomando posse oficial da diocese. No final da Santa Missa, o novo bispo de Lamego saudará as pessoas que o desejarem fazer, nos claustros da Igreja Catedral.