Encontrar as letras e as partituras de centenas de cânticos, bem como ouvi-los através de versões vídeo ou áudio, já é possível à distância de um clique
Encontrar as letras e as partituras de centenas de cânticos, bem como ouvi-los através de versões vídeo ou áudio, já é possível à distância de um clique350 cânticos com que são animadas as celebrações litúrgicas, nomeadamente as missas dominicais, já se podem encontrar na internet. Esta é uma boa notícia para os agentes pastorais que animam as Eucaristias, nas suas comunidades.
Este sítio nasceu com a edição do Laudate, uma compilação impressa em duas versões – letra e partituras – que junta os cânticos e as orações usadas na liturgia. a grande procura destes livros e o facto de terem esgotado, bem como a morosidade de uma atualização (devido à introdução de novos cânticos) levou a equipa organizadora a disponibilizar online todo o conteúdo das edições impressas.
www.canticos.org não é apenas um repositório ou um índice de cânticos. Há outras funcionalidades: a todos os cânticos são atribuídas categorias – cerca de 40 – que identificam as ocasiões litúrgicas para as quais eles são indicados. Basta um clique numa delas, para se poder aceder a uma extensa lista de sugestões adequadas, adianta a diocese de Leiria-Fátima no seu site.
ao mesmo tempo, os objetivos iniciais estão a ser cumpridos «com a grande vantagem de alargarem ainda mais os beneficiários do Laudate e assim contribuir para o crescimento do canto litúrgico e investir na animação nesta área. O sítio conta com 350 títulos e «espera-se chegar a médio prazo ao milhar.
Também é esperada «a contribuição dos próprios visitantes que podem dar as suas impressões e sugestões bem como enviar para a organização outros cânticos que não estejam ainda listados, adianta a diocese. Esta nova versão do Laudate pretende ser «um organismo vivo que vai crescendo à medida que vai sendo alimentado pelos próprios agentes pastorais.