Os feriados que assinalam a implantação da República, 5 de outubro, e a restauração da independência, 1 de dezembro, vão sair do calendário
Os feriados que assinalam a implantação da República, 5 de outubro, e a restauração da independência, 1 de dezembro, vão sair do calendárioO ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira anunciou, no final do Conselho de ministros, que o Governo vai propor aos parceiros sociais a eliminação do 5 de outubro e do 1 de dezembro, da lista de feriados obrigatórios. Igual número de feriados religiosos deverá também cair.

a Igreja já manifestou a sua satisfação pelo facto do governo estar a cumprir o que tinha previamente acordado. a Igreja reafirma disponibilidade para eliminar o feriado religioso do Corpo de Deus (festa móvel) e o feriado de Nossa Senhora da assunção (15 de agosto). «Certamente que estas festas se celebrarão no domingo seguinte, adiantou o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Na última conferência de imprensa da CEP o assunto foi abordado.

a decisão dos feriados a abolir resultará das negociações de uma comissão paritária com representantes da Santa Sé (o bispo emérito) antónio Montes e o ministro da Economia (Álvaro Santos Pereira). a decisão final é tomada pela Santa Sé e pelo Estado português, cumprindo a Concordata. Certo é que haverá igualdade do número de feriados a abolir por parte da Igreja e do governo.