Há espaço para a esperança numa economia de medo? Em tempo de crise mundial, há lugar para a ética nos negócios?
Há espaço para a esperança numa economia de medo? Em tempo de crise mundial, há lugar para a ética nos negócios?«Os políticos e os gestores em todo o mundo estão preocupados pelos défices financeiros, mas ignoram o significado de outros défices, incluindo o da dignidade humana, participação, (solidariedade), e o bem comum social e ecológico, defende o professor do MB a Executivo, da Universidade de York, em Ética e Responsabilidade Social Corporativa. John Dalla Costa é o orador da conferência «O negócio da esperança numa economia de medo e que decorrerá a 4 de fevereiro, às 18h, no hotel Pax, em Fátima. a iniciativa é dos missionários da Consolata.

Na sua investigação, o docente e consultor canadiano tem explorado a «interação da teologia com os negócios, particularmente em relação ao aprofundamento da capacidade ética dos gestores. as últimas encíclicas papais nesta matéria (Caritas in veritate e Spes salvi) continuam a oferecer contributos válidos para a reflexão e prática, considera o professor. «Nos últimos meses regressei à encíclica “Spes Salvi”, para examinar a necessidade da esperança em tempos de recessão global, aumento do desemprego e austeridade severa, realça.

Em tempo de crise, a temática em análise é particularmente pertinente para empresários, gestores, comerciantes que desejem refletir sobre o difícil momento presente. a conferência terá tradução simultânea (de inglês) e a entrada é gratuita. Os interessados em jantar com o orador podem fazê-lo, mediante inscrição, pelo email ou telefone. a refeição no hotel Pax tem um custo de 15 euros.

Professor e consultor, John Dalla Costa é docente de Ética no Directors College (um empreendimento conjunto entre McMaster Business School e o Conference Board of Canada para o conselho avançado de governação e estratégia de responsabilidade social). É membro do corpo docente do programa de MB a Executivo, da Universidade de York, em Ética e Responsabilidade Social Corporativa.