a semana de oração para a Unidade dos Cristãos está a terminar.como missionários, em Moçambique, temos a tarefa de animar as nossas comunidades cristãs ao diálogo e ao encontro com as outras Igrejas e comunidades eclesiais
a semana de oração para a Unidade dos Cristãos está a terminar.como missionários, em Moçambique, temos a tarefa de animar as nossas comunidades cristãs ao diálogo e ao encontro com as outras Igrejas e comunidades eclesiais a presença cristã em Moçambique é antiga e diversificada. além da Igreja católica, outras Igrejas Cristãs evangelizaram e evangelizam a população deste país da África austral. Entre as Igrejas protestantes, destacam-se pela sua presença e antiguidade a Igreja metodista, a Igreja presbiterana e a Igreja anglicana. Estas Igrejas protestantes estão implantadas sobretudo no sul do país. Nos últimos anos tem-se assistido em Moçambique a uma inflação de igrejas e seitas, muitas delas fundadas por moçambicanos e para moçambicanos, outras são oriundas dos países vizinhos (África do Sul, Zimbabwe e Malawi) ou do Brasil. No departamento dos assuntos religiosos do Ministério da Justiça estão inscritas mais de 700 igrejas e seitas diferentes.

antes do Concílio Vaticano II, o relacionamento entre as Igrejas era quase inexistente e, muitas vezes, conflituoso. Havia muita competição, causada também por razões políticas. Nos últimos anos, o diálogo e a colaboração ecuménica entre as Igrejas protestantes e a Igreja Católica é boa. O mais importante organismo de colaboração ecuménica em Moçambique é o Conselho Cristão de Moçambique (CCM), fundado em 1948. O CCM conta actualmente com 24 Igrejas membros. a Igreja católica, embora não seja membro do CCM, participa na constituição da Comissão Mista Ecuménica que tem por finalidade promover e animar todo o movimento ecuménico das comunidades diocesanas e locais.

Dentro deste espírito ecuménico, há encontros entre católicos e protestantes para discutirem questões de interesse comum, por exemplo, o baptismo, a eucaristia, o matrimónio ou temas de âmbito social referentes à justiça e paz. Há também uma tradição de encontros de oração e de fraternidade (Dia da Bíblia, Natal Ecuménico, Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos). a maior parte das Igrejas protestantes em Moçambique participam no movimento ecuménico. Mas há outras que não só não o aceitam, como acreditam que o ecumenismo cumpre perfeitamente as profecias bíblicas do livro do apocalipse, que prevê o seu líder – o falso profeta – que levará a humanidade a aceitar o anticristo que está para vir (apocalipse 13, 11-12). Esta visão é compartilhada sobretudo pelas seitas, entre as quais sobressaem as Testemunhas de Jeová, Igreja Universal do Reino de Deus e outras.