No último sábado de cada mês, a Eucaristia vespertina da Sé de Leiria, às 19h, terá tradução em língua gestual
No último sábado de cada mês, a Eucaristia vespertina da Sé de Leiria, às 19h, terá tradução em língua gestual a comunidade surda pode agora participar de outra forma na Eucaristia dominical, para quem a participação está, muitas vezes, limitada devido à ausência de tradução em língua gestual. a missa de 27 de janeiro dá início a esta outra participação da comunidade surda. E até a primeira leitura será feita em língua gestual.

Este projeto de participação da comunidade surda na Eucaristia, de forma plena, começou a ser preparada em novembro, fruto de um encontro da associação Surda da alta Estremadura com a vigararia de Leiria. «Logo desde o início se percebeu que tão belo e arrojado projeto não podia ficar por ali. Havia desejo de mais: mais presença, mais participação, mais integração, mais comunhão eclesial, salienta o vigário paroquial de Leiria, padre José augusto Rodrigues.

No dia de Natal, do nascimento do Menino, houve tradução em língua gestual na Eucaristia. «Para muitos dos surdos que participaram foi a primeira vez na vida que puderam entender o que se dizia na celebração mais importante da sua fé, sublinha o sacerdote. Muitos deles frequentaram a Eucaristia e a catequese paroquial, durante a infância e juventude. Mas a sua participação foi sempre limitada pelas capacidades auditivas.