1741 pessoas já subscreveram a petição «Pelo pequeno almoço na escola» que será entregue no Parlamento1741 pessoas já subscreveram a petição «Pelo pequeno almoço na escola» que será entregue no Parlamento«Dada a gravidade da situação, consideramos urgente e indispensável a criação de um Programa de Pequeno almoço Escolar destinado às crianças da Rede Pré Escolar e aos alunos abrangidos pela escolaridade obrigatória, assegurando a primeira refeição da manhã a todas as crianças e jovens que o necessitem e independentemente de beneficiarem, ou não, de ação Social Escolar, pode ler-se na petição.
Uma em quatro crianças vive na pobreza, adiantam os dados do Eurostat (2010). E com a crise que o país atravessa, é cada vez maior o número de crianças que vai em jejum para a escola, sem tomar o pequeno-almoço. a taxa tem vindo a aumentar com o crescente agravamento das condições de vida, afetando principalmente os grupos sociais mais vulneráveis, entre os quais se destacam as crianças e os jovens.
«Nos últimos meses, na comunicação social e nas redes sociais, multiplicaram-se os relatos e os testemunhos sobre crianças que iniciam o seu dia de aulas sem nada terem comido, aguardando até meio da manhã pelo leite do Programa de Leite Escolar, no 1º ciclo, ou pelo almoço, no refeitório da escola, denunciam os signatários. Por isso, um grupo de pessoas fazer ouvir a sua voz junto dos deputados e dando conhecimento ao primeiro-ministro desta situação.