No primeiro dia da Semana de oração pela unidade dos cristãos, 18 de janeiro, há uma oração conjunta, na igreja Metodista do Mirante, no Porto, às 21h30, com a presença dos hierarcas das diferentes Igrejas
No primeiro dia da Semana de oração pela unidade dos cristãos, 18 de janeiro, há uma oração conjunta, na igreja Metodista do Mirante, no Porto, às 21h30, com a presença dos hierarcas das diferentes Igrejas a Comissão Ecuménica do Porto promove um roteiro ecuménico de oração em 2012 no Grande Porto. Em tempo de crise e «sensível à atual conjuntura social e humana vivida na sociedade portuguesa, a proposta assenta na «firme convicção de que a vivência espiritual e celebrativa entre cristãos de diferentes Igrejas e culturas constitui um fator de união e de reforço de todo o tecido social.

as diferentes celebrações constituirão um «tempo de conhecimento mútuo na partilha das diferentes sensibilidades e tradições litúrgicas eclesiais existentes no grande Porto, salienta a Comissão Ecuménica do Porto. Há uma proposta para cada mês do ano, estando as atividades promovidas por uns, abertas à participação de todos os outros cristãos.

Dos diferentes tipos de vivências propostos, há desde um retiro com monjas carmelitas descalças, uma oração ao ar livre com os sem abrigo à celebração com os doentes no hospital até ao celebrar da Páscoa no calendário e rito ortodoxo. « a escuta conjunta da Palavra de Deus e a oração pelo mundo e pela Igreja de Cristo marcarão o ritmo de todas as celebrações apresentadas.