é uma casa para muitos rapazes. a instituição das Oficinas de São José, em Viana do Castelo, assinala 60 anos de existência
é uma casa para muitos rapazes. a instituição das Oficinas de São José, em Viana do Castelo, assinala 60 anos de existência a «Casa dos Rapazes acolhe 43 crianças e jovens, dos oito aos 21 anos, que ali se encontram, colocados por decisão das Comissões de proteção ou pelos tribunais. a instituição foi fundada em 1961 e desde então recebe crianças e jovens em risco.

a nova casa para estes rapazes é um investimento de 500 mil euros, suportado pelo Ministério da Solidariedade Social em 307 mil euros e pelo Fundo de Socorro Social em 75 mil euros. a restante fatia foi assegurada pela instituição, nomeadamente através da valência de tipografia comercial de que dispõe, adianta o portal Solidariedade.

Está concluída a primeira fase das instalações, tendo sido efetuado um investimento na cozinha e lavandaria, no valor de 90 mil euros, assegurados pela Missão Sorriso. O mobiliário da área habitável foi oferecido pela EDP Gás. Mas, agora, falta uma segunda fase de obra, no valor de 230 mil euros. Trata-se da «construção de áreas complementares, multiusos e para o apoio ao desenvolvimento de atividades, também para as crianças e jovens da restante comunidade, por exemplo no verão”, explica o diretor da instituição, Rui Nascimento.

Com as novas instalações, os rapazes ficam separados por faixas etárias. «Na prática são duas casas a funcionar na mesma estrutura, cada uma com seis quartos triplos, duas salas, inclusive uma de estudo, e um gabinete de apoio, explica, Rui Nascimento. Para assinalar os 60 anos de existência, estão planeadas várias iniciativas, entre as quais uma homenagem aos fundadores da «casa. as Oficinas de São José foram fundadas pelos Salesianos.