Tem 1. 100 anos. Sim, leu bem. Há um milénio e um século que a igreja de São Pedro, em Lourosa, foi erigida
Tem 1. 100 anos. Sim, leu bem. Há um milénio e um século que a igreja de São Pedro, em Lourosa, foi erigidaO jubileu festivo deste templo moçarabe teve início este domingo, 14 de janeiro, com a Eucaristia presidida pelo bispo de Coimbra, Virgílio antunes. O programa comemorativo prolonga-se até 2 de setembro. É uma das mais antigas igrejas de Portugal e a «única igreja moçárabe em Portugal, afirmou o pároco, padre Higino Tchikala à Rádio Renascença.
Entre as várias iniciativas que assinalam os 1. 100 anos da igreja de São Pedro, em Lourosa, incluem-se conferências, concertos, exposições de fotografia e pintura, uma «missa gregoriana, uma «feira moçárabe, entre outras, adianta o secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O templo possui a pia batismal e uma inscrição onde se lê ano 912. Tem arcadas de pedra e no interior quase não se encontram imagens ou pinturas. Tem arcos em forma de ferradura a lembrar o domínio árabe (entre os séculos XI e XVIII). O templo é constituído por um «corpo com três naves, separadas entre si por arcarias triplas de arco em ferradura, nave transversal com cruzeiro dominante, pode ler-se na página do Instituto de Gestão do Património arquitetónico e arqueológico.