Bispo de Leiria-Fátima inaugurou capela dedicada aos beatos de Fátima e presidiu à abertura do jubileu dos 50 anos do Santuário de Fátima no Huambo onde se encontra em visita missionária
Bispo de Leiria-Fátima inaugurou capela dedicada aos beatos de Fátima e presidiu à abertura do jubileu dos 50 anos do Santuário de Fátima no Huambo onde se encontra em visita missionáriaantónio Marto está prestes a concluir a visita de duas semanas a angola, para visitar os missionários da sua diocese no terreno, Sumbe, diocese com a qual Leiria-Fátima está geminada. Presidiu aliás à inauguração da segunda fase da casa na missão, do grupo Ondjoyetu. Entre os passos e visitas que tem feito em terras angolanas, o prelado presidiu à abertura oficial e solene do jubileu dos 50 anos do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Huambo.

Na sua intervenção, antónio Marto apelou à «abertura aos valores para a criação de uma sociedade melhor, conta o padre Vítor Mira, um dos dois sacerdotes da diocese de Leiria-Fátima, em missão no Sumbe. ao mesmo tempo, o bispo exortou os cristãos a estarem na primeira linha na vivência de uma atitude de vida virada para a solidariedade, a verdade e a justiça. O prelado abordou ainda a mensagem de Fátima e procurou contextualizá-la no momento histórico e na realidade concreta de angola, que saiu de uma cruel guerra civil recentemente.

O bispo presidiu ainda à bênção de uma capela dedicada aos pastorinhos Francisco e Jacinta, templo este integrado no santuário. antónio Marto recebeu duas estatuetas africanas e duas pombas, no ofertório. Uma celebração animada com cânticos em português e em umbundo. Durante a estadia em angola, o prelado visitou o novo Seminário de Filosofia do Huambo, para onde encaminhou uma renúncia quaresmal, enquanto ainda era bispo de Viseu. Uma celebração no Santuário da Senhora do Monte, nos arredores da vila de Caála, a 20 quilómetros do Huambo e uma visita à paróquia de Nossa Senhora de Fátima na vila de Caála marcaram ainda o dia 10 de janeiro.