15. 596 idosos viviam sozinhos ou isolados em Portugal, em 2011, segundo um estudo efetuado pela Guarda Nacional Republicana
15. 596 idosos viviam sozinhos ou isolados em Portugal, em 2011, segundo um estudo efetuado pela Guarda Nacional RepublicanaOs dados são da primeira operação «Censos sénior, da GNR, entidade que se prepara para, de 15 de Janeiro a 29 de Fevereiro, actualizar os dados, numa segunda iniciativa deste tipo.com equipas no terreno, esta força de segurança vai fazer o «registo dos idosos que vivem sozinhos e ou em locais isolados, bem como informar as entidades competentes das situações de potencial perigo, adianta a GNR em comunicado. Esta operação é um dos objectivos do programa «apoio 65 – Idosos em Segurança. Os militares recolhem a identificação dos idosos, a idade e os contactos dos mesmos, assim como dos seus familiares mais próximos, para eventuais situações de emergência.
No decorrer desta ação, os idosos são, também, «sensibilizados para os cuidados de segurança que devem adotar no seu dia a dia, por forma a diminuir o grau de risco das ações criminosas de que poderão ser alvo, nomeadamente assaltos e burlas. Em particular, os militares alertarão para burlas, sendo que um dos ‘modus operandi’ (modo de actuar) pelos burlões é o tema da Televisão Digital Terrestre (TDT).