Mais de cinco milhões de pessoas visitaram os museus do Vaticano em 2011. O número é «objetivamente impressionante»
Mais de cinco milhões de pessoas visitaram os museus do Vaticano em 2011. O número é «objetivamente impressionante»O Vaticano encontra-se assim em quarto lugar na Europa, quanto ao número de visitas aos museus, atrás do Louvre (Paris, França), do Museu Britânico (Londres, Reino Unido), do Hermitage (São Petersburgo, Rússia) e do Prado (Madrid, Espanha).
O diretor dos Museus Vaticanos precisa os números: «até à meia-noite de 31 de dezembro, entraram nos museus do Papa, ao longo do ano de 2011, 5. 078. 004 pessoas. antonio Paolucci salienta, em artigo no L’Osservatore Romano que se trata de «um dado objetivamente impressionante. Os museus vaticanos estiveram abertos à noite entre 26 de abril e 2 de maio, nos dias que antecederam à cerimónia de beatificação do papa João Paulo II. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas tenham visitado a Cidade do Vaticano para ver a celebração.

Mas, o facto de haver uma elevada afluência de visitantes para apreciar um dos espólios mais interessantes e ricos do mundo, levantam outros problemas: «Cinco milhões de visitantes significam dez milhões de mãos que tocam ou podem tocar, dez milhões de pés que, dia após dia, consomem os pavimentos policromáticos e os mosaicos arqueológicos mais famosos do mundo, salienta o diretor.

O responsável defende que «o serviço de vigilância deve ser incrementado, modernizado e qualificado, pois a presença humana e profissional continua a ser insubstituível. ao mesmo tempo, «é preciso utilizar avançadas tecnologias digitais e telemáticas para garantir o máximo nível de eficácia na proteção do património, escreve no jornal oficial do Vaticano. O trabalho de manutenção é cada vez mais especializado, realizado por restauradores profissionais.