Leigos para o Desenvolvimento promovem seminário sobre «Lusofonia: Valores e Desenvolvimento», a 19 de janeiro, no Porto
Leigos para o Desenvolvimento promovem seminário sobre «Lusofonia: Valores e Desenvolvimento», a 19 de janeiro, no PortoGuilherme Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas; Manuela Silva, economista, são dois dos oradores do encontro que juntam ainda anacoreta Correia, Francisco Mantero e Domingos Simões Pereira. O seminário visa «promover uma reflexão alargada sobre os processos de desenvolvimento que têm ocorrido nos países lusófonos, adianta a organização. Em análise estarão «diferentes perspetivas, a abordagem de diferentes atores, os resultados alcançados e as aprendizagens decorrentes desses processos. Os trabalhos decorrerão no auditório da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
a atual crise internacional e procura de novos modelos de desenvolvimento humano mais justos e sustentáveis será abordada na conferência de abertura, por Manuela Silva. Outros temas em destaque serão o Voluntariado, a Cooperação e a Solidariedade. O programa conta com as reflexões de várias personalidades tais como Francisco Mantero, Presidente da ELO, que irá participar no painel «Solidariedade: barreira ao crescimento económico. Guilherme Oliveira Martins irá fechar o seminário apresentando o tema «Desenvolvimento e Cultura – colaboração ou mútua exclusão?.
«Pretende-se aprofundar a relação existente entre os mecanismos de desenvolvimento e os valores éticos e humanos, procurando perceber em que medida estes valores são tidos em conta nas decisões políticas, empresariais, sociais, culturais e religiosas, afirmam os Leigos para o desenvolvimento. a iniciativa ocorre no âmbito dos 25 anos, deste grupo de leigos ligados aos jesuítas. O seminário está a ser organizado em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e o Centro de Estudos africanos da Universidade do Porto. Inscrições por e-mail. O programa pode ser consultado aqui.