Nova Evangelização: Desí­gnio humano de expansão ou partilha do dom inestimável de Deus? é o tema das jornadas que decorrem de 6 a 9 de fevereiro
Nova Evangelização: Desí­gnio humano de expansão ou partilha do dom inestimável de Deus? é o tema das jornadas que decorrem de 6 a 9 de fevereiroQue Igreja para a Nova Evangelização? Este é um dos temas que irá ser abordado por adolfo González Montes, especialista de Teologia Fundamental e bispo de almeria (Espanha) nas Jornadas de Teologia promovidas pela Faculdade de Teologia do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Os trabalhos decorrerão de 6 a 9 de fevereiro. Consulte o programa.
Entre os oradores destacam-se o bispo de Bragança-Miranda, José Cordeiro e o bispo de Lamego, antónio Couto. Manuel Clemente fará a conferência de encerramento sobre a «Nova Evangelização na diocese do Porto. a temática das Jornadas decorre na sequência de dois anos vividos em missão e dedicados à «Nova Evangelização na Invicta.
a iniciativa decorre também em sintonia com o Sínodo com esta temática e que decorrerá em 2012. « a Igreja tem o dever de anunciar sempre e em toda a parte o Evangelho de Jesus Cristo. Esta missão assumiu na história formas e modalidades sempre novas de acordo com os lugares, as situações e os momentos históricos, escreve Bento XVI na Carta Ubicumque et Semper. No nosso tempo – continua o Santo Padre – um dos seus aspetos mais singulares foi o medir-se com o fenómeno do afastamento da fé, que se manifestou progressivamente nas sociedades e culturas que há séculos estavam impregnadas pelo Evangelho.
«as transformações sociais às quais assistimos nos últimos decénios têm causas complexas, que afundam as suas raízes no tempo longínquo e modificaram profundamente a perceção do nosso mundo, conclui o Papa. as jornadas questionam ainda se «há futuro para o Cristianismo e alguns movimentos da Igreja e qual será o seu papel na «Nova Evangelização.