autarquia de Vale de Cambra, em parceria com várias instituições do concelho, apela ao “apadrinhamento de idosos” para combater a solidão. O apelo é dirigido a voluntários com mais de 18 anos
autarquia de Vale de Cambra, em parceria com várias instituições do concelho, apela ao “apadrinhamento de idosos” para combater a solidão. O apelo é dirigido a voluntários com mais de 18 anos a câmara de Vale de Cambra lançou o projeto apadrinhamento de Idosos, que pretende estimular relacionamentos informais para ajudar a combater a solidão da terceira idade, informa a agência Lusa. a vereadora da ação Social da autarquia, Elisabete Rocha, explica que a iniciativa resulta da constatação de que, nas últimas décadas, ocorreram mudanças sociais com fortes implicações nas relações familiares. Muitas famílias experimentam a impossibilidade de conciliarem a vida profissional com a vida familiar e deixaram de poder garantir o devido apoio aos seus idosos. O projeto pretende criar uma verdadeira rede de proximidade informal que combata os momentos de solidão e de isolamento social, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos idosos através de pequenas ações e gestos simples do quotidiano.

O apoio implicará, da parte dos voluntários, visitas periódicas ao idoso e ajuda na realização de pequenas tarefas, como uma ida à farmácia, compras no supermercado ou acompanhamento em tarefas quotidianas, como tratar do jardim ou levar o idoso ao cabeleireiro. a câmara municipal está a apostar na captação de voluntários, pois só assim seremos capazes de promover a integração social destas pessoas, explica Elisabete Rocha. O programa apadrinhamento de Idosos envolve cerca de duas dezenas de organismos de Vale de Cambra, entre instituições particulares de solidariedade social, conferências vicentinas e agrupamentos de escuteiros. Os voluntários para o projeto serão selecionados pela equipa técnica que coordena o programa, de acordo com as aptidões demonstradas pelos interessados e a sua sensibilidade para lidar com esta faixa etária específica.

Os idosos a acompanhar terão mais de 65 anos e deverão ter sido indicados pelas instituições que os acolhem. São também candidatos os idosos que, residindo sozinhos, sem retaguarda familiar ou rede de vizinhança, se tenham proposto ao projeto por iniciativa própria. O objetivo da autarquia é reunir um grupo coeso de voluntários que apoiem na satisfação das necessidades e nas expectativas dos requerentes, revelando-se genuinamente disponíveis para desenvolver com os idosos laços de amizade e redes de proximidade. Os voluntários deverão ter mais de 18 anos e apresentar a sua candidatura no gabinete de apoio ao idoso da câmara municipal de Vale de Cambra ou nas comissões de freguesia do concelho, nas conferências vicentinas, nos agrupamentos de escuteiros de arões e São Pedro de Castelões, no posto de turismo da cidade ou nas restantes instituições ligadas ao projeto.