Requerentes de asilo haitianos, que chegaram recentemente a Tabatinga, no Brasil, precisam de apoio. aguardam uma decisão, que pode levar meses, sobre sua permanência no país
Requerentes de asilo haitianos, que chegaram recentemente a Tabatinga, no Brasil, precisam de apoio. aguardam uma decisão, que pode levar meses, sobre sua permanência no país a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) assiste cerca de mil requerentes de asilo haitianos, recém-chegados a Tabatinga, município localizado na tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru. as equipes dos MSF têm acompanhado essas populações desde novembro passado. a 20 de dezembro, a organização iniciou a distribuição de mais de 1,3 mil kits de higiene pessoal e de limpeza. O Haiti ainda está em fase de recuperação do violento terramoto de janeiro de 2010 e de um surto de cólera, que surgiu em outubro de 2010.

«O primeiro passo é melhorar as condições básicas de vida dessas pessoas, até que elas mesmas sejam capazes de se manter. Isto é essencial para evitar a deterioração da sua saúde e uma série de distúrbios psicológicos, esclarece Renata de Oliveira, coordenadora de projeto da organização humanitária, em Tabatinga. as autoridades devem assegurar a assistência aos requerentes de asilo enquanto os mesmos aguardam uma decisão sobre a sua permanência no Brasil, alerta a organização.

Os haitianos não podem sair de Tabatinga antes de verem resolvida a questão do pedido de asilo, o que pode levar meses. Mas, enquanto esperam, não estão autorizados a trabalhar. alguns vivem em condições extremamente precárias. « a ajuda que essas pessoas têm recebido até agora não é suficiente, e é oferecida principalmente por grupos da sociedade civil. Mas elas não deveriam depender apenas da solidariedade local. as autoridades governamentais precisam de aumentar a assistência oferecida para essa população tão vulnerável, defende Renata de Oliveira.