é o resultado de um estudo cientí­fico realizado pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa, e citado pela Lusa, que concluiu que os portugueses estão a sorrir cada vez menos
é o resultado de um estudo cientí­fico realizado pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa, e citado pela Lusa, que concluiu que os portugueses estão a sorrir cada vez menosO Laboratório de Expressão Facial da Emoção daquele estabelecimento de ensino desde 2003 que vêm estudando este tipo de expressão emocional dos portugueses e os resultados são deveras interessantes, tendo em conta a forma de gerir os afetos humanos das gentes lusas. O estudo é baseado nas expressões faciais que se viram nos jornais portugueses no último semestre do ano passado, mais concretamente num universo de 15. 243 fotografias de todos os sexos e graus etários. O referido Laboratório explica que o sorriso é uma reação que se desenvolve em situações que envolvam o bem-estar e a felicidade e quando tal não se verifica, por motivos externos, o sorriso é “inibido e recalcado”.
as expressões faciais que mais se viram nos jornais portugueses no último semestre do ano passado foram de face neutra e sorriso fechado. O sorriso franco e aberto tende a desaparecer, dando ensejo a uma cara séria e circunspecta. Os resultados desta investigação apontam para uma diminuição bastante significativa na exibição de qualquer tipo de sorriso e o aumento da expressão neutra em mulheres e homens. Independentemente da idade, são as mulheres que continuam a sorrir mais do que os homens em 2011 tendo estes apresentado um sorriso mais fechado, sobretudo a partir dos 60 anos, mesmo assim, sorriram bem menos do que no ano anterior. Os sorrisos mais espontâneos e largos pertenceram às crianças, o que é perfeitamente natural. Este estudo faz parte de um projeto pioneiro a nível mundial que termina em 2013, e pretende analisar durante uma década o sorriso dos portugueses através dos jornais diários.

Será que os portugueses têm razão para sorrir menos? Infelizmente teremos que concluir pela afirmativa, sobretudo face à situação vivida nos últimos anos. Mas as notícias que nos vão chegando diariamente acentuam mais o desconforto que nos leva a andar de face carrancuda, mesmo que não resolva os problemas. Este fim de semana foram divulgados os dados do Eurostat relativos ao mês de novembro que referem a subida da taxa de desemprego em Portugal para 13. 2, permanecendo assim como a quarta maior da União Europeia (UE). Por outro lado e em relação ao comércio a retalho, aquela instituição da UE revelou que Portugal voltou a registar em novembro a maior queda europeia, menos 2. 6 por cento que o mês de outubro.
Perante esta situação o que dizem e fazem os nossos governantes sorriem? Não, apesar de não lhes tocar na pele, isso não impede que sejam sensíveis, tal como afirmam, mesmo que por vezes tenhamos dúvidas quanto à sua sinceridade. O Primeiro-ministro português disse aos deputados no primeiro debate ocorrido este ano na assembleia da República que o ano de 2012 é de viragem económica e que vai levar até ao fim as reformas para a democratização da economia e para a libertação do potencial criativo e inovador dos portugueses, sem o qual não conseguiremos voltar a crescer”. acrescentou ainda que os sacrifícios não serão em vão”. Já estamos habituados a este tipo de linguagem política que nem sempre corresponde à verdade, por isso fazemos uma cara séria, tipo de reprimenda, mas vamos acreditar na força interior dos portugueses para ultrapassar de forma serena, mesmo que não sorriam, os próximos anos que se avizinham.