Está a circular na internet e pode ser assinada on line uma petição para que 14 de dezembro seja o dia nacional do microcrédito

Está a circular na internet e pode ser assinada on line uma petição para que 14 de dezembro seja o dia nacional do microcrédito

568 pessoas já subscreveram esta petição que deverá ser entregue na assembleia da República. O documento considera que «o microcrédito constitui uma das mais relevantes inovações sociais do mundo moderno. Surgiu em 1976, no Bangladesh, por iniciativa de Muhammad Yunus, o que lhe valeu o Prémio Nobel da Paz, em 2005.
O projeto deste economista visou «colocar nas mãos de muitos pobres do seu país a possibilidade de poderem ter acesso ao crédito em montantes reduzidos para criarem um pequeno negócio que os tornasse autónomos dos agiotas que, desde sempre, os faziam trabalhar em condições que os tornavam pobres permanentes.
Em Portugal, a iniciativa do microcrédito tornou-se uma realidade em 1998, quando foi formalizada a associação Nacional de Microcrédito. «O trabalho já desenvolvido na atividade de microcrédito é, hoje, em Portugal, uma realidade incontornável, sublinha a petição. Mais de 1. 600 empresas. «Muitas mais necessitariam de ser criadas para dar resposta a múltiplas situações de precariedade, de muitos que perderam, ou estão em vias de perder, o seu emprego e de outros que ainda não conseguiram o seu primeiro emprego, defendem os peticionários que apelam a criação do dia nacional do microcrédito.