“Virão adorar-vos, Senhor, todos os povos da terra”, cantamos no refrão do salmo responsorial da Epifania
“Virão adorar-vos, Senhor, todos os povos da terra”, cantamos no refrão do salmo responsorial da EpifaniaPobre Madelina! Era uma pastora que encontrou os Reis Magos na viagem para Belém. Quando lhe contaram que iam visitar o Rei Menino recentemente nascido, Madelina pôs-se a chorar, porque também queria ir com eles, mas não tinha nenhum presente para oferecer ao Menino Rei. De repente, sentiu o perfume dum lírio, levantou os olhos e viu diante de si um anjo com uma varinha mágica entrelaçada de lírios. Por entre lágrimas, contou ao anjo a causa da sua tristeza. agitou o anjo a varinha mágica e, de repente, a estrada para Belém ficou toda bordada de rosas brancas. apanhou a pastora um lindo ramo destas rosas e correu estrada adiante até apanhar os Reis Magos. Em Belém, encantada pela grande beleza do Menino, Madelina deu-lhe o ramalhete de rosas, e quando Ele tocou nelas, tornaram-se cor-de-rosa e assumiram um brilho cintilante. assim reza uma lenda muito antiga.
Muitas são as lendas encantadoras em volta da festa da Epifania do Senhor. Mas nenhuma delas tem a beleza e o significado da realidade que nos conta o evangelho. ao Menino Rei apenas nado ofereceram os Magos, vindos de longe, os seus presentes: mirra, uma goma aromática usada na preparação de perfumes, e incenso, que servia também para embalsamar os corpos. a Cristo, na cruz ofereceram os soldados vinho misturado com mirra, diz-nos o evangelho de São Marcos.como oferta dos Magos, a mirra significava a mortalidade de Cristo, Verbo de Deus feito homem, e a sua função como servo sofredor de Javé. O segundo dom feito ao Menino Jesus pelos Magos foi o do oiro, que representava a imortalidade, a divindade e a realeza de Cristo – e também os seus títulos de Luz do Mundo, Estrela da Manhã e aurora. O dom do incenso simbolizava a natureza divina de Cristo e os seus títulos de sumo-sacerdote e Filho de Deus.

a palavra Epifania significa manifestação. No dia de Natal, Cristo manifestou-se só a membros do povo de Israel. Na Epifania, os Magos vinham de outras terras e raças, e por isso representavam todos os povos pagãos. Cristo Salvador veio ao mundo para redimir toda a humanidade. Os Magos viram uma criança e adoraram nela o Deus feito homem. Esta festa recorda-nos também a necessidade que temos de adorar a Deus como suas criaturas que somos. ao mesmo tempo, diz-nos o nosso dever de manifestarmos Deus ao mundo, pois já no nosso batismo nos tornámos apóstolos, missionários de Cristo enviados a toda a terra: a mensagem evangélica é universal. Todos aqueles e aquelas que trabalham com ou para os mais pobres, abandonados e necessitados, aqui na nossa terra ou noutras partes do mundo, são magos que manifestam o amor que Deus colocou nos nossos corações para ser partilhado com os outros. Todo o cristão é, portanto, um manifestador de Deus ao mundo. Num sentido, a Epifania é a festa da comunidade de Cristo que reúne todos os seres humanos, a quem o amor de Deus deu a vida.