Participação dos jovens na Política deve aumentar nos próximos anos, defendem duas deputadas. a participação Política dá-se quando os jovens «expressam opiniões, fiscalizam os seus parlamentares», afirma Manuela D’ívila
Participação dos jovens na Política deve aumentar nos próximos anos, defendem duas deputadas. a participação Política dá-se quando os jovens «expressam opiniões, fiscalizam os seus parlamentares», afirma Manuela D’ívilaManuela D’Ávila, do Rio Grande do Sul, no Brasil, e Raquel Coelho, da ilha da Madeira, consideram que o fenómeno das redes sociais abriu um «canal de diálogo com os jovens de todo o mundo. ambas defendem que a participação dos jovens na política deve aumentar nos próximos anos, adianta a rádio das Nações Unidas.

Manuela D’Ávila ingressou na política antes dos 20 anos de idade. «Para mim, a participação política não se dá apenas quando um jovem decide entrar num partido ou quando eles saem à rua para protestar. a participação política, para a mesma, dá-se quando os jovens «expressam opiniões, fiscalizam os seus parlamentares. «Fazer política para mim é algo extremamente vinculado ao exercício da cidadania. E as mídias sociais proporcionam isso, com uma velocidade jamais vista. Então, eu acredito que está a surgir um novo tipo de protagonismo, afirma a deputada brasileira.

Raquel Coelho aponta motivos que levam muitos jovens a estarem afastados da política. «Os jovens, cada vez mais, nos dias de hoje, têm-se afastado da política porque já não acreditam na política, nos partidos e nos políticos profissionais. Nos dias de hoje, existe uma grande incoerência por parte dos nossos políticos. Quando estão em campanha, o discurso é um, quando são eleitos, o discurso passa a ser outro. Os eleitores, os jovens veem que ali existe falsidade, afirma a deputada portuguesa.

a participação política da juventude foi objeto de um debate num evento da ONU, em 2011. O encontro que decorreu na Tailândia contou com jovens participantes até aos 20 anos de idade que tinham sido escolhidos para cargos elegíveis nos seus países. De acordo com as Nações Unidas, cerca de 20 por cento da população global têm entre 15 e 24 anos.