No seguimento da recente violência interétnica no Sudão do Sul, que já desalojou dezenas de milhares de pessoas e provocou um número indeterminado de mortos
No seguimento da recente violência interétnica no Sudão do Sul, que já desalojou dezenas de milhares de pessoas e provocou um número indeterminado de mortosas Nações Unidas estão a intensificar a presença da sua força de manutenção de paz no conturbado estado de Jonglei, no Sudão do Sul, no seguimento da recente violência interétnica, que já desalojou dezenas de milhares de pessoas e provocou um número indeterminado de mortos.
Habiba Kouider Zerrouk, porta-voz da Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS), disse à Rádio ONU, esta quinta-feira, que a missão está a aumentar a sua presença em Jonglei, para apoiar os esforços do Governo nacional para restaurar a segurança e proteger os civis.
No último fim de semana uma milícia de cerca de seis mil jovens armados da tribo Nuer Luo atacou a cidade de Pibor, onde está concentrada uma comunidade Murle. Estes confrontos são já parte de contínuos enfrentamentos entre as duas comunidades, relacionadas principalmente com roubos de gado e terras de pastagem. a maioria dos moradores tinha fugido da cidade antes do ataque, em busca de refúgio nas florestas em redor.
Zerrouk disse que a calma já regressou a Pibor, com muitas pessoas deslocadas internamente também a voltarem esta quinta-feira às suas casas e os jovens Luo Nuer a afastarem-se. a UNMISS está a realizar patrulhas diárias por terra e ar para impedir o regresso de mais violência.