15 dias depois do Natal católico romano, comunidades católicas de tradição bizantina e ortodoxa celebram esta data
15 dias depois do Natal católico romano, comunidades católicas de tradição bizantina e ortodoxa celebram esta dataMilhares de imigrantes ucranianos e romenos bem como cristãos de rito bizantino (greco-católico) celebram o nascimento de Jesus Cristo a 7 de Janeiro. as celebrações, no algarve, serão presididas pelo padre Oleg Trushko, o único sacerdote greco-católico a dar apoio à comunidade ucraniana no algarve, adianta a Folha de Domingo, jornal da diocese.

No sábado, 6 de Janeiro, o último dia de jejum segundo o rito bizantino, a Consoada é festejada com 12 pratos diferentes (símbolo dos apóstolos) confeccionados sem recurso a gorduras animais ou carnes. «Sentamo-nos para jantar assim que aparece a primeira estrela no céu, relembrando o aparecimento da estrela aquando do nascimento de Jesus, explica Nataliya Dmytruk.

No final do jantar, os católicos de tradição bizantina entoam canções natalícias tradicionais, de casa em casa. Os visitados retribuem com qualquer oferta em dinheiro ou doces, mantendo-se esta tradição até ao dia 20 de Janeiro. Depois da missa de Natal, fazem um presépio vivo, junto à igreja. «Não podemos representar a Sagrada Família que são representados através de um ícone, mas os restantes elementos do presépio são pessoas que se vestem de reis magos, de pastores ou de Herodes, realça.