O arcebispo português Manuel Monteiro de Castro foi nomeado Penitenciário- Mor, esta quinta-feira, pelo Papa
O arcebispo português Manuel Monteiro de Castro foi nomeado Penitenciário- Mor, esta quinta-feira, pelo PapaO até agora secretário da Congregação dos Bispos e consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e Secretário do Colégio Cardinalício sucede ao cardeal Fortunato Baldelli, de 76 anos, que pediu a renúncia por ter atingido o limite de idade determinado pelo Direito Canónico.

Manuel Monteiro de Castro passa a ser responsável por um dos três tribunais da Cúria Romana.com a actual nomeação, em Fevereiro, no novo consistório, Manuel Monteiro de Castro será eleito cardeal. O que lhe virá a permitir votar num eventual conclave para a escolha de um novo Papa. O outro cardeal português com direito de voto é José Policarpo. José Saraiva Martins completa por estes dias 80 anos o que deixa de permitir participar numa eleição.

Manuel Monteiro de Castro tem 73 anos e está na Cúria Romana desde 2009, quando assumiu o cargo de secretário da Congregação para os bispos. Posteriormente foi nomeado consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e secretário do Colégio Cardinalício. Natural de Guimarães, foi ordenado padre em 1961 e bispo em 1985. Possui uma longa carreira diplomática ao serviço da Santa Sé.