Passados 20 anos desde a assinatura dos acordos de paz, a Igreja reclama um novo pacto social. O balanço é positivo, mas é necessário dar um passo em frente, aponta o arcebispo de San Salvador
Passados 20 anos desde a assinatura dos acordos de paz, a Igreja reclama um novo pacto social. O balanço é positivo, mas é necessário dar um passo em frente, aponta o arcebispo de San Salvador a poucos dias do 20º aniversário da assinatura do histórico acordo de paz, assinado a 16 de janeiro de 1992, em Chapultepec, no México, José Luis Escobar, arcebispo de San Salvador, fez um balanço positivo destes 20 anos. O arcebispo lembrou que estes acordos foram respeitados, sublinhando quanto foram úteis para o país, pondo fim a 12 anos de guerra civil.como Igreja sempre apreçámos os acordos de paz. Em grande parte, foram aplicados e podemos traçar, em geral, um balanço positivo, afirmou o arcebispo de San Salvador. É importante que não tenhamos voltado à guerra. Só por isto, o país merece um reconhecimento mundial, se bem que hoje viva uma nova fase de violência.

Diante da maior crise criminal que o país enfrenta, a Igreja propõe um novo pacto social nacional para eliminar a violência e a pobreza da sociedade salvadorenha, refere a agência Fides. Segundo o arcebispo, estes dois elementos estão profundamente relacionados. Não podemos pensar que tudo esteja bem. ao fazer o balanço, devemos admitir que houve progressos, mas é preciso reconhecer, com muita tristeza, a violência e a pobreza em que vivemos. E avisa: Não podemos esquecer as muitas vítimas da violência hodierna. É um problema que devemos resolver.

a celebração dos 20 anos dos acordos de paz deve convidar-nos a refletir sobre o total respeito pela paz, recorda o arcebispo José Luis Escobar . Contudo existe ainda uma dívida para com a sociedade, porque a situação não está definitivamente resolvida. a sociedade não está completamente pacificada.