é o apelo que o arcebispo de Tegucigalpa lança aos fiéis de Honduras. Oscar Maradiaga aconselha a não perder tempo em 2012 e a preenchê-lo com amor e solidariedade
é o apelo que o arcebispo de Tegucigalpa lança aos fiéis de Honduras. Oscar Maradiaga aconselha a não perder tempo em 2012 e a preenchê-lo com amor e solidariedadeNa primeira celebração de 2012, Oscar andres Rodriguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, afirmou que Honduras perdeu seu rumo porque os homens não reconhecem a presença de Deus na história. O cardeal exortou os cidadãos a não perderem tempo em 2012. Devem preenchê-lo com amor e solidariedade e não desperdiçá-lo em coisas vãs, aconselhou, segundo a agência Fides.

Reforçando o conceito de tempo, lembra que muitas vezes acaba por ser perdido em atividades sem importância: «Este tempo não tem consistência, nenhum conteúdo, é a moldura de eventos desconhecidos e, como tal, produz angústia, provoca preocupação, medo, tédio e frequentemente um profundo sentido de impotência.

Durante a celebração que decorreu na catedral metropolitana de Tegucigalpa, Oscar Maradiaga recordou que quando o tempo cronológico é preenchido por Deus este torna-se um tempo de plenitude, de densidade. Torna-se história de salvação. Chegam então, segundo o mesmo, as transformações e as realizações.

Na passagem de um ano para o outro, pelos menos durante cinco minutos, deveria reconhecer-se «todas as graças que recebemos durante o ano. Só reconhecendo o dom da vida, é que se dá «conta do valor das coisas que nos foram dadas a nós pelo Criador do Universo. Reforça: «Honduras está desorientado, e tudo porque não somos capazes de reconhecer a presença de Deus na história ou viver a sua mensagem com a fé.

Por fim, dirigiu-se aos fiéis com o seguinte apelo: «Não basta acrescentar anos à vida, mas dar vida aos anos, porque esta é a melhor atitude diante do dom que Deus nos deu.
*Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico