Numa cidade da China central, província de Henan, milhares de manifestantes reuniram-se na estação ferroviária de anyang, sob forte policiamento, para protestar contra golpes financeiros e contra a incapacidade das autoridades em evitá-los
Numa cidade da China central, província de Henan, milhares de manifestantes reuniram-se na estação ferroviária de anyang, sob forte policiamento, para protestar contra golpes financeiros e contra a incapacidade das autoridades em evitá-losFotos do jornal Mingpao, de Hong Kong, do site Weibo, um serviço de microblogues, mostram milhares de pessoas na praça em frente à estação, que pretendiam apanhar o comboio para levar as suas queixas a Pequim. as fotos não revelavam indícios de violência, mas apenas um forte policiamento. Notícias dos últimos meses revelam que a quebra de esquemas ilegais de investimentos se tornaram um sério problema para o governo de anyang, uma região predominantemente rural, com 5,2 milhões de habitantes, a 500 quilómetros a sudoeste de Pequim.

a China regista anualmente dezenas de milhares de protestos isolados devidos a casos de corrupção e outros problemas económicos. O regime comunista chinês teme que estas reações possam dar origem a uma onda de protestos que abale o seu controle. O caso de anyang mistura descontentamento económico e suspeitas de corrupção. O governo local já divulgou uma nota a reconhecer o protesto, prometendo medidas mais duras contra investimentos que prometem lucros anormais. assinada por um dirigente comunista local, a nota afirma que o protesto foi contido, mas revelou elos fracos na forma como lidamos com os esquemas ilegais de investimentos.

Em outubro, o jornal chinês «21st Century Business Herald noticiou que muitos operadores de investimentos clandestinos em anyang tinham fugido, já que seus esquemas de criação de dividendos a partir do mercado imobiliário e de outras aplicações haviam começado a desmoronar. O Mingpao escreveu que a polícia começou a investigar centenas de suspeitos fraudes. Se o governo não tivesse tolerado isso, nunca teria havido tantos esquemas ilegais de investimento, lê-se no site chinês Baidu. Os moradores de anyang usam os sites para criticar a demora das autoridades em reprimirem as irregularidades.