Museu Pio XII realiza um novo leilão de presépios de Natal, resultantes da terceira mostra de presépios regionais a 5 de Janeiro, pelas 21h
Museu Pio XII realiza um novo leilão de presépios de Natal, resultantes da terceira mostra de presépios regionais a 5 de Janeiro, pelas 21has cem peças podem agora ser adquiridas e a receita apurada, à excepção do preço de custo, destina-se a futuras actividades culturais a desenvolver pelos amigos do Museu Pio XII, de Braga. Há presépios de madeira, ferro forjado, têxtil, mas «sobretudo de cerâmica, da autoria de artesãos da cerâmica figurada da região do Minho, adianta o site da diocese.

«após três edições consecutivas, com uma participação crescente de artesãos e com trabalhos de excepcional qualidade, a associação dos amigos do Museu PIO XII considera que é o momento de convidar os artesãos a concorrer com novos trabalhos que desenvolvam um aprofundamento da mística do presépio. «São conhecidas diversas interpretações artísticas da natividade, contudo tem-se registado por parte dos artesãos uma procura do aprofundamento da origem bíblica do presépio, salienta a organização. No dia do leilão, serão apresentadas as orientações gerais sobre um concurso, com o objectivo de premiar os melhores trabalhos. Esta actividade culminará com a IV Mostra de presépios regionais, a inaugurar em Novembro de 2012.