antónio Marto chegou a angola, no segundo dia do ano de 2012, para uma visita que se prolongará por duas semanas. à sua espera, o prelado tinha o bispo do Sumbe, Benedito Roberto
antónio Marto chegou a angola, no segundo dia do ano de 2012, para uma visita que se prolongará por duas semanas. à sua espera, o prelado tinha o bispo do Sumbe, Benedito RobertoNo final da manhã, bispo da diocese que está geminada com o Sumbe, celebrou a sua primeira missa em terras africanas, adianta o padre Vítor Mira. antónio Marto confessou a sua comoção pelo momento que vivia e disse ainda que nesta sua viagem se sente missionário. Foi com o «propósito de partilhar os dons de Deus mas também de levar um pouco da frescura da fé destas comunidades a uma Europa que parece cada vez mais velha, cansada e tíbia.

Para além do programa cultural e de visita às missões e a paróquias, o bispo encontra-se em angola para participar na inauguração da segunda fase da casa da missão do Sumbe, a 7 de Janeiro. a inauguração começa com a celebração da Eucaristia, às 9h na igreja da Pedra Um, seguindo-se a bênção das novas infra-estruturas e o almoço, explica o padre Vítor Mira. No dia seguinte, domingo e dia da Epifania «será o dia de valorizar a geminação das dioceses com a celebração da Eucaristia na catedral do Sumbe, presidida por Benedito Roberto e concelebrada por antónio Marto.

Vítor Mira salienta que esta visita permite ao bispo de Leiria-Fátima «contactar com outros bispos, missionários e comunidades que certamente constituirão um forte motivo de enriquecimento para ele. O sacerdote, que se encontra no Sumbe com o padre David Nogueira e uma equipa de leigos do grupo missionário Ondjoyetu, considera que os que acolhem a visita «também vão sentir uma grande alegria por receberem o bispo da diocese a que pertence Fátima.