Jovens comunidades cristãs dos países recentemente evangelizados são um dom maravilhoso na Igreja católica, graças ao empenho missionário das congregações religiosas. Constituem certeza de futuro e esperança para a Igreja e para as próprias congregações
Jovens comunidades cristãs dos países recentemente evangelizados são um dom maravilhoso na Igreja católica, graças ao empenho missionário das congregações religiosas. Constituem certeza de futuro e esperança para a Igreja e para as próprias congregaçõesO florescimento vocacional das jovens igrejas locais, sobretudo em África, está a traduzir-se em dinamismo missionário. O fluxo de missionários já não é apenas de norte para sul, mas é também de sul para sul e cada vez mais de sul para norte. as jovens Igrejas locais estão gradualmente a passar da situação de estado e objeto de missão, para se tornarem sujeito de missão. Não se contentam apenas em receber, mas já enviam missionários para fora do seu próprio país. Dão da sua pobreza!

a Igreja católica de Moçambique recebeu nos últimos 20 anos um bom número de missionários e missionárias oriundos da américa Latina e da África. acabam de chegar à diocese de Inhambane quatro irmãs religiosas congolesas da congregação das Franciscanas do Reino de Jesus Cristo: Ernestine Chukiyabo, Justine Mwinkeu, Marcelline Nyota e Jeanne Chekanabo. O carisma desta congregação religiosa é a oração e a evangelização. Fundada por Elisabeth Docquier (1796-1854), em 1836, em Macon, na Bélgica, a congregação das Irmãs Franciscanas do Reino de Jesus Cristo iniciou a sua atividade missionária em África no Congo, em 1925, na região do Katanga. Do Congo, as irmãs expandiram-se para os países vizinhos: Ruanda e Tanzânia e, agora, estão a iniciar a sua presença em Moçambique.

as Irmãs Franciscanas do Reino de Jesus Cristo estão destinadas à missão de Mangonha-Massinga. Foi a primeira missão fundada pelos Missionários da Consolata em Inhambane, em 1946. Mangonha situa-se a sete quilómetros da vila de Massinga e foi, noutros tempos, uma das principais missões de Inhambane, com um notável trabalho de evangelização e promoção humana.com a nacionalização da missão em 1976, os missionários e as missionárias foram obrigados a retirar-se para a sede de Massinga e a missão de Mangonha entrou em decadência. Nunca mais foi reaberta. Cabe agora a este grupo de Irmãs africanas a tarefa de reanimação desta antiga missão. Entretanto passarão os primeiros meses na paróquia de Guiúa para ambientação e estudo da língua portuguesa, antes de partirem para o seu novo campo de trabalho.