a UNICEF, agência das Nações Unidas para a Infância, e os seus parceiros ajudam a proteger as famílias haitianas da cólera, recorrendo à produção local de substâncias para o tratamento da água
a UNICEF, agência das Nações Unidas para a Infância, e os seus parceiros ajudam a proteger as famílias haitianas da cólera, recorrendo à produção local de substâncias para o tratamento da água«Os meus filhos só bebem água tratada, afirma Celie Bien aimé, que morra em Léogâne, no Haiti. Trabalha para a Deep Springs Internacional (DSI), organização parceira da UNICEF que fabrica um produto para o tratamento da água, e portanto reconhece a importância do consumo de água tratada. a entidade produz a substância, Gadyen Dlo na língua local, desde 2002. O objectivo inicial era provar que a mesma podia ser fabricada e distribuída por um preço razoável nas zonas rurais, indica o site da UNICEF.

a cólera é provocada por uma bactéria que o produto elimina em apenas alguns minutos.com o surgimento da epidemia, este despertou o interesse das entidades responsáveis pela distribuição da água e pelo saneamento a nível nacional. « a epidemia de cólera suscitou realmente a necessidade de cloro nas famílias, nomeadamente de cloro produzido a nível local, explica Michael Ritter, um dos responsáveis pela DSI.

a diarreia é uma das principais causas de morte em crianças com menos de cinco anos e adultos debilitados, no Haiti. Propaga-se igualmente através de águas contaminadas. ambas as doenças levaram a UNICEF e os seus parceiros a distribuírem substâncias para o tratamento da água. Na capital, Port-au-Prince, a DINEP a (entidade nacional para a gestão da água potável e para o saneamento) está a pôr em stock (reserva) 500 mil garrafas, compradas pela agência das Nações Unidas e produzidas pela DSI.