18 sacerdotes, quatro religiosas e quatro leigos foram mortos em 2011, vítimas da violência, delinquência juvenil ou por pregar em nome de Cristo. Na américa morreram 15 agentes pastorais, sete dos quais na Colômbia
18 sacerdotes, quatro religiosas e quatro leigos foram mortos em 2011, vítimas da violência, delinquência juvenil ou por pregar em nome de Cristo. Na américa morreram 15 agentes pastorais, sete dos quais na ColômbiaEm 2011 foram assassinados 26 agentes pastorais: 18 sacerdotes, quatro religiosas, quatro leigos. Segundo a agência missionária Fides, a américa é o continente com mais mortes. Nessa região do planeta, 13 sacerdotes e dois leigos perderam a vida. Segue a África, onde foram mortos dois sacerdotes, três religiosas e um leigo. Na Ásia foram assassinados dois sacerdotes, uma religiosa e um leigo. Na Europa morreu um sacerdote.

«algumas foram vítimas da violência que combatiam ou da disponibilidade para ajudar os outros colocando em segundo lugar a própria segurança, adianta a Fides. Muitos foram mortos em tentativas de roubo ou sequestros com um fim trágico, muitas delas perpetradas por jovens delinquentes que queriam dinheiro fácil. Outros foram mortos porque, em nome de Cristo, pregavam valores como o amor, a esperança, o diálogo e o direito.

Na festa litúrgica de santo Estevão, primeiro mártir da fé cristã, a 26 de Dezembro, o Papa recordou no angelus: «Como nos tempos antigos, hoje a adesão sincera ao Evangelho pode exigir o sacrifício da vida, e muitos cristãos em várias partes do mundo são expostos a perseguições e ao martírio. Porém, o Senhor nos recorda que aquele que perseverar até o fim será salvo. Veja o relatório completo da agência Fides.