adultos e Igreja assumam a sua responsabilidade de educar para a verdade, pede Bento XVI na homilia da missa que celebra o 45º Dia Mundial da Paz. Evangelizar é também educar para a paz
adultos e Igreja assumam a sua responsabilidade de educar para a verdade, pede Bento XVI na homilia da missa que celebra o 45º Dia Mundial da Paz. Evangelizar é também educar para a pazO mundo globalizado anseia por paz e convivência, atitudes a que os jovens estão sumamente abertos e atentos. ao mesmo tempo, são atitudes sujeitas a alterações desviantes por uma realidade social que leva a agir de maneira intolerante e violenta. O Papa insta a desenvolver uma sólida educação da consciência que defenda os jovens de atitudes negativas.

Diante das sombras que hoje ofuscam o horizonte do mundo, assumir a responsabilidade de educar os jovens para o conhecimento da verdade, para os valores fundamentais da existência, para as virtudes intelectuais, teologais e morais, significa olhar para o futuro com esperança. Bento XVI explicou o seu pensamento na homilia da missa do 45º Dia Mundial da Paz, que celebrou na basílica de São Pedro na presença de cardeais e bispos, e de numerosos embaixadores acreditados junto da Santa Sé.

«Educar os jovens para a justiça e para a paz é tarefa de todas as gerações. após a tragédia de duas guerras mundiais, a família humana revela que está mais consciente, tendo em conta, por um lado, as declarações e iniciativas internacionais e, por outro lado, o afirmar-se, entre os próprios jovens, nos últimos decénios, de tantas e diversas formas de compromisso social neste campo. O Papa recordou que educar para a paz é evangelizar. ao mesmo tempo, o Papa lançou um apelo aos líderes mundiais para que criem as condições para que os jovens não percam a esperança.

Texto redigido segundo o novo acordo ortográfico