Centenas de pessoas, ultrapassando o milhar, saudou o ano Novo na Capelinha das aparições, em Fátima, com o gesto da paz
Centenas de pessoas, ultrapassando o milhar, saudou o ano Novo na Capelinha das aparições, em Fátima, com o gesto da pazO som do carrilhão que marcou a entrada do ano 2012 fez-se ouvir no recinto do Santuário de Fátima, enquanto por essa altura começava a ouvir-se e ver-se o fogo de artifício nos céus, a celebrar o novo ano. Na Capelinha das aparições, o bispo de Leiria-Fátima convidou os fiéis ao gesto da paz como forma de festejar os primeiros minutos do ano.
Os fiéis rezaram, depois, aos pés de Nossa Senhora, o Rosário. as últimas três avé-Maria foram rezadas pela paz e pelos jovens, a quem o Papa dedica a mensagem para este dia de 2012. a despedir-se de 2011 na Capelinha das aparições esteve um número mais elevado de fiéis. alguns esperaram ali o cortejo vindo da igreja da Santíssima Trindade com os participantes da missa de acção de graças pelo ano findo. Foram muitos os que quiseram estar presentes na celebração, ocupando cerca de metade dos lugares de lotação do templo.

antónio Marto defendeu que «a fé faz-nos mais felizes por dentro, mesmo em tempos difíceis. Na homilia em que abordou a questão da crise para sublinhar que «sentimos na pele que estamos todos na mesma barca e, sem o contributo de todos e de cada um, a barca corre o risco de se afundar.

O prelado considerou que desta «emergência grave em que nos encontramos só «sairemos todos juntos e solidários. Os mais ricos – aponta – devem «dar mais para curar a economia doente do país. Mas, salvaguardou, «nenhum é tão pobre que não possa dar nada. O contributo para a resolução da crise passa também pela «sobriedade do estilo de vida e «aceitação de sacrifícios, salientou o prelado.

O bispo da diocese realça que «não é tempo de pessimismo, mas também não é tempo de ilusões, mas de «encorajamento mútuo e de empenhamento. a crise pode ser «uma ocasião para reflectir sobre o que queremos para a nossa vida, disse ainda. Durante a homilia, antónio Marto passou em revista os acontecimentos eclesiais importantes da vida da Igreja Católica em 2011, tendo destacado a Jornada Mundial da Juventude e a beatificação de João Paulo II. Na Eucaristia, cantou-se o Te Deum, pelas graças recebidas e houve um pequeno tempo de adoração.