O alarme vem das Nações Unidas. Os mortos a causa da desnutrição podem multiplicar-se devido às más condições dos serviços de saúde do Iémen e aos problemas agrícolas causados pelas inundações ou pela seca
O alarme vem das Nações Unidas. Os mortos a causa da desnutrição podem multiplicar-se devido às más condições dos serviços de saúde do Iémen e aos problemas agrícolas causados pelas inundações ou pela secaOs agentes humanitários esperam que os novos números sobre a desnutrição no oeste do Iémen ajudem a fazer prevalecer a urgência da ajuda humanitária e leve os doadores a agir de imediato. Nem todos estão ainda convencidos da amplitude do problema. Têm a sensação de que faltam as provas da tragédia anunciada. Trata-se de um verdadeiro problema, declarou um agente humanitário. Cada vez que nos encontramos com os doadores, perguntam-nos: Onde estão os números?.
O diretor do fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF), no Iémen, Geert Cappelaere, explicou que esta questão dos doadores, que reclamam provas, é chocante. Mata algo em mim. Porquê pretender que crianças morram antes de oferecer uma certa credibilidade ao desastre que se adivinha no Iémen?. Segundo o ministério da Saúde e da População do Iémen, um estudo realizado junto de 3. 104 famílias em Hudeidah, no oeste do país, revela uma taxa de desnutrição aguda de 31,7 por cento. Isto significa que um terço das crianças examinadas sofre de desnutrição aguda. Mais de 60 por cento regista um peso insuficiente. Estes dados são semelhantes a estudos levados a cabo noutras regiões do país.

Onde quer que se investigue ou avalie a situação, chegamos sempre às mesmas conclusões, sublinhou o diretor Cappelaere. a taxa de desnutrição aguda no Iémen é incrivelmente levada. Segundo o ministro da Saúde do Iémen, ahmed al-ansi, meio milhão de crianças sofrem de desnutrição aguda. No futuro, a situação afigura-se ainda mais grave. Centenas de milhares de agricultores estão em risco de perder o seu meio de subsistência, devido às inundações ou à seca. Os agentes humanitários estão convencidos que a situação continuará a piorar em 2012. Embora a taxa de desnutrição em certas zonas seja semelhante à da Somália, não provocou a mesma taxa de mortalidade porque o Iémen dispõe ainda de um sistema de saúde primário que funciona, se bem que de maneira imperfeita. Em certas regiões, apesar dos conflitos provocados pela crise política, mais de 40 por cento das crianças foram vacinadas.

Diarreia, infeções respiratórias, febre durante as duas semanas que precederam o estudo, são algumas das doenças que afetam as crianças.como é que a comunidade internacional não se mobiliza antes que a situação piore e se torne dramática?, interroga o diretor da UNICEF. as Nações Unidas estão a pedir uma verba de 447 milhões de dólares para enfrentar os problemas de desnutrição no Iémen em 2012. Escrito segundo o novo acordo ortográfico