Defensores dos direitos humanos pedem a anulação das eleições na República Democrática do Congo e apelam a população a organizar-se em acções pacíficas. Para 2012 pretendem uma mudança de sistema
Defensores dos direitos humanos pedem a anulação das eleições na República Democrática do Congo e apelam a população a organizar-se em acções pacíficas. Para 2012 pretendem uma mudança de sistema«as eleições de 28 de Novembro devem pura e simplesmente ser anuladas. O poder resultante destas eleições é ilegítimo. O povo não tem que se submeter nem de lhe obedecer, declaram defensores dos direitos humanos da RD Congo. Na declaração, enviada à agência Misna, os activistas apelam a realização de novas eleições livres, transparentes e democráticas. Pedem também ao povo congolês que se organize em acções pacíficas e incentivam os cidadãos à «desobediência civil para lutar contra o que consideram um poder ilegítimo.

Para 2012 que se aproxima pretende-se uma mudança de sistema. Os signatários da declaração dizem lutar pela mudança de um sistema «liberal, selvagem e desumano para um sistema humanista onde ser é mais importante que ter. a reeleição do presidente Joseph Kabila foi contestada pela oposição e por uma parte da sociedade civil. Entre outras coisas, a oposição denuncia actos de repressão e de intimidação. Os observadores eleitorais registaram várias irregularidades, contudo os resultados foram validados levando Kabila de novo ao poder.