a candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura será formalizada em Janeiro
a candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura será formalizada em JaneiroJoão Gabriel Silva adiantou que a candidatura à UNESCO abrange o conjunto constituído pela Universidade de Coimbra, a alta da cidade e rua da Sofia, na Baixa. a apresentação oficial ainda não tem data oficial, mas o processo deve ser entregue até final de Janeiro de 2012, em Paris. «Não havendo percalços, a decisão sobre a candidatura deverá ser anunciada no final de 2013, disse à Lusa.

O reitor salienta que a Universidade de Coimbra «é em grande medida também o berço da língua portuguesa. E considera que a candidatura «tem a ver com o que significam a Universidade e a cidade do ponto de vista da cultura no mundo.

O objectivo da candidatura é, também, a valorização do papel da instituição de ensino na promoção da cultura portuguesa no mundo ao longo dos séculos. Para «afirmar a candidatura daquele conjunto, material e imaterial, a Património Mundial da Humanidade reconhecido pela UNESCO foi criada uma associação, a Univer(sc)idade — Recriar Universidade, alta e Sofia (RUaS).

a nova associação será responsável pela salvaguarda, promoção e gestão das áreas candidatas e de protecção, funcionando como interlocutora única da UNESCO, incluindo depois de ser tomada a decisão, que os proponentes esperam que venha a ser favorável.