” a paz do Senhor vos encha de alegria; habite em vós a sua Palavra”, canta-se no refrão do aleluia da missa da Sagrada família, antes da proclamação do Evangelho
” a paz do Senhor vos encha de alegria; habite em vós a sua Palavra”, canta-se no refrão do aleluia da missa da Sagrada família, antes da proclamação do Evangelho a família, célula fundamental da sociedade, sofre nos nossos dias inúmeros assaltos que pretendem influenciá-la negativamente, ou mesmo destruí-la. a festa da Sagrada Família deve ser uma ocasião para que cada família reveja a sua posição diante do seu autor, que é Deus, e das leis e do amor que o Senhor Deus lhes concedeu. a Sagrada Família de Nazaré é constituída por Jesus, Filho de Deus encarnado, da Virgem Maria, sua mãe, e de São José, pai legal, mas não natural de Jesus.

Os evangelhos pouco nos dizem da vida de Jesus criança, até ao início da sua pregação da Boa Nova. Sabemos que viveu em família um tempo no Egipto, que voltou para Nazaré e que aos 12 anos, durante uma visita a Jerusalém, ficou no Templo a discutir com os doutores da Lei. Em Nazaré, Jesus viveu uma vida de obediência a José e a Maria: esse Jesus, que era o Verbo de Deus, obedecia a Maria e a José porque eles representavam o seu Pai do Céu. aqui está a razão do quarto mandamento: os pais foram dados aos filhos pelo Senhor Deus e, por isso, devem-lhes os filhos amor, obediência e ajuda. Esta festa mostra-nos a Família de Nazaré como modelo exemplar de todas as famílias.

O sacramento do matrimónio santifica a união do esposo e da esposa. Promove a fecundidade física e espiritual de ambos. É uma união indissolúvel e exclusiva orientada para a educação dos filhos. assim, na família de Nazaré, a união de Maria e José existe em ordem à vinda ao mundo de Jesus, filho de Deus, e em ordem ao desenvolvimento humano desse mesmo Jesus. Por isso a finalidade de cada casamento é o estabelecimento duma nova família cristã em que a harmonia e a vida com Deus são garantia de união amorosa e de felicidade.

ao meditarmos no amor, na protecção e nos mil cuidados que Maria e José tiveram para com o corpo de Jesus, devemos também nós sentir a necessidade imperiosa de cuidarmos atenta e amorosamente do corpo de Cristo, na Eucaristia, e do seu corpo místico, a Igreja. Nesta festa da Sagrada Família, os nossos parabéns e os nossos votos de perfeita realização e felicidade duradoira a todas as famílias que formam esse corpo místico de Cristo, e que vivem a sua fé em Cristo e a sua fé uns nos outros. Que a todas as famílias Deus dê a superabundância da sua bênção.