a assistência é «vital» para os refugiados retornados e deslocados internos, durante o inverno, destaca ministro afegão. famílias mais carenciadas recebem cobertores, agasalhos e combustível, entre outros materiais
a assistência é «vital» para os refugiados retornados e deslocados internos, durante o inverno, destaca ministro afegão. famílias mais carenciadas recebem cobertores, agasalhos e combustível, entre outros materiaisMais de 200 mil afegãos deslocados estão a receber materiais, fornecidos pelo aCNUR (agência das Nações Unidas para os Refugiados), para fazer frente às temperaturas negativas no país asiático. a organização e os seus parceiros distribuiu cobertores, lonas de plástico, agasalhos e combustível a mais de 300 famílias de Cabul.

«Esta assistência conjunta durante o inverno é vital para refugiados retornados e deslocados internos, que são especialmente vulneráveis durante o frio inverno nas montanhas do afeganistão, afirma o ministro afegão para Refugiados e Repatriação, Jamaher anwary.

a ajuda foca em particular mulheres chefes de família, famílias com idosos ou pessoas com necessidades especiais e famílias com muitos filhos, portanto, famílias muito desfavorecidas que necessitam urgentemente de apoio. até ao momento, foram abrangidas as áreas de Nimroz, Paktika, Paktia, Zaranj, Balkh, Faryab, Samangan, Jawzjan, Sar-i-Pul e Baghlan. a ajuda chegará brevemente às famílias necessitadas do centro, leste e sul do país.

No total 34. 500 famílias, que reúnem 200 mil pessoas, vão receber ajuda material: cobertores, lonas de plástico, agasalhos, luvas, meias, sapatos resistentes à agua, gás e carvão. Na sua actuação, o aCNUR dá prioridade às áreas rurais mais isoladas ou de difícil acesso, onde a ajuda humanitária tende a ser escassa.