arquidiocese de Braga será dividida em duas regiões territoriais, a partir de 1 de Janeiro de 2012
arquidiocese de Braga será dividida em duas regiões territoriais, a partir de 1 de Janeiro de 2012 a reorganização territorial foi oficializada num documento com data de 5 de Dezembro e visa «tornar mais rentável e mais próximo das paróquias o trabalho pastoral. Cada região ficará confiada a um bispo auxiliar. Sabe-se já que o bispo auxiliar Manuel Linda ficará responsável pela Região Sul. actualmente o primaz de Braga tem apenas um prelado auxiliar aguardando «a todo o momento pela nomeação de um novo bispo que venha ocupar o lugar deixado vago com a nomeação de antónio Couto para bispo de Lamego.
Jorge Ortiga adiantou ao Correio do Minho que a divisão em duas regiões pastorais é a melhor forma de tornar «mais visível a presença dos prelados auxiliares. «Essencialmente, o arcebispo e os bispos são de toda a arquidiocese. Na verdade só há um bispo, mas para uma melhor facilidade de serviço e distribuição de tarefas, a divisão facilita, salienta D. Jorge Ortiga.

a divisão que agora entra em vigor, inclui em cada região, paróquias do interior, do centro e do litoral da arquidiocese. Cada prelado terá «uma visão sociológica de toda a arquidiocese. No documento de reorganização territorial, Jorge Ortiga salienta que «a comunhão existente entre o arcebispo e os bispos auxiliares não permitirá uma simples atribuição de exclusividade de competências.

a Região do Norte ficará constituída por 298 paróquias pertencentes ao arciprestado de Braga (63), Barcelos (89), Esposende (15), Vila Verde (57), amares (24), Terras de Bouro (19) e Vieira do Minho (22). a Região do Sul por 262 paróquias dos arciprestados de Guimarães e Vizela (78), Vila Nova de Famalicão (53), Vila do Conde/Póvoa de Varzim (25), Fafe (37), Póvoa de Lanhoso (31), Celorico de Basto (21) e Cabeceiras de Basto (17).