as queixas apresentadas à Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti apontam para a ocorrência de execuções extra judiciais. a ONU apela à perseguição dos agentes suspeitos
as queixas apresentadas à Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti apontam para a ocorrência de execuções extra judiciais. a ONU apela à perseguição dos agentes suspeitosO uso excessivo e ilegal da força por parte de membros da Polícia Nacional do Haiti pode ter provocado a morte a nove indivíduos na zona metropolitana da capital, Port-au-Prince, entre Outubro de 2010 e Junho de 2011. a denúncia é feita pelos serviços das Nações Unidas para os direitos do homem a actuar no país das Caraíbas, adianta a agência Misna. Pedem às autoridades que investiguem os factos e persigam os agentes suspeitos de envolvimento em execuções arbitrárias ou actos de tortura.

Segundo um comunicado do escritório da ONU para os Direitos do Homem, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti recebe regularmente queixas relativas a elementos da polícia haitiana. Um dos casos reportados ao órgão da ONU adianta que um homem de 44 anos, cujo nome era Serge Démosthéne, terá sido espancado até à morte por agentes, dentro de um dos comissariados mais importantes de Port-au-Prince, na presença de altos funcionários do poder judiciário, em pleno dia.