Há uma profunda preocupação com o veredicto e a sentença extremamente dura no julgamento de um líder activista. Dias depois da condenação de um advogado
Há uma profunda preocupação com o veredicto e a sentença extremamente dura no julgamento de um líder activista. Dias depois da condenação de um advogadoUma profunda preocupação com o veredicto e a condenação extremamente dura no julgamento do líder activista Chen Wei foi expressada esta segunda-feira pela responsável das Nações Unidas para os direitos humanos, que acrescentou que a sentença representa um sério revés na protecção e promoção dos direitos humanos na China.
O veredicto é conhecido uma semana apenas depois do advogado chinês Gao Zhisheng ter sido condenado a três anos na prisão, pouco antes do final da pena suspensa que cumpria.
a condenação e as penas extremamente duras de Chen Wei indicam um agravamento das restrições severas sobre o alcance da liberdade de expressão na China, que tem sido vistas nos últimos dois anos, afirmou a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, acrescentando que este veredicto, juntamente com o de Gao, são os últimos exemplos na quebra das actividades dos defensores dos direitos humanos na China.