Projecto pretende «gerar nas escolas espaços alternativos destinados à prestação de serviços e aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes», adianta uma das entidades promotoras
Projecto pretende «gerar nas escolas espaços alternativos destinados à prestação de serviços e aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes», adianta uma das entidades promotorasapresentar a escola como um espaço de desenvolvimento integral para a comunidade é o objectivo do Projecto Escolas abertas, no Paraguai, que vai ter mais uma edição entre os dias 9 e 31 de Janeiro. a iniciativa é promovida pelo vice-ministério da Juventude e pelo Ministério da Educação e Cultura do país latino-americano.

O projecto começou em 2010 e pretende dar força ao conceito de educação não formal, tornando-se um espaço para a comunidade. Pretende-se que instituição «escola vá além do calendário escolar e esteja aberta em outros dias e para outros actores sociais, indica a agência adital.

O site do vice-ministério da juventude adianta que os objectivos específicos da actividade são: «Gerar nas escolas espaços alternativos destinados à prestação de serviços e aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, respeitando e oferecendo alternativas para as diferentes etapas que compõem esta faixa geracional; e o desenvolvimento de uma proposta de mobilização nacional de jovens que tenha como epicentro a escola da comunidade e que se constitua num motor impulsionador da acção solidária juvenil a favor de uma causa.

Nesta edição de 2012, segundo a adital, vão participar cerca de 300 escolas e colégios das várias zonas do país. Meio ambiente, recreação, desporto e cultura são alguns dos temas que serão trabalhados, em Janeiro, no âmbito deste projecto.