Vários líderes internacionais condenaram os ataques que deixaram pelo menos 39 mortos, no dia de Natal, na Nigéria. “Violência sem sentido” e actos de “cobardia” foram alguns dos termos usados para classificar tais ataques
Vários líderes internacionais condenaram os ataques que deixaram pelo menos 39 mortos, no dia de Natal, na Nigéria. “Violência sem sentido” e actos de “cobardia” foram alguns dos termos usados para classificar tais ataquesEstados Unidos, Inglaterra, alemanha e Itália, entre outros, criticaram os atentados que ocorreram em diferentes pontos da Nigéria e com apenas horas de diferença. O primeiro ataque deu-se perto de uma igreja em Madalla, nos arredores da capital da Nigéria, abuja, matando 35 pessoas. Estavam a decorrer as celebrações de Natal na igreja com capacidade para mil pessoas. Outras quatro pessoas morreram em ataques noutras regiões da Nigéria: em Jos, perto de outra igreja católica, e outros dois em Damaturu e Gadaka, no norte do país. Os ataques foram assumidos pelo grupo islâmico fundamentalista Boko Haram. analistas acreditam que os ataques quase simultâneos têm sinais de uma ofensiva coordenada por parte dos militantes islâmicos fundamentalistas. O Boko Haram – cujo nome significa educação ocidental é proibida – costuma ter como alvos instituições do governo, igrejas e organizações internacionais. Em agosto de 2011, o grupo fundamentalista realizou um ataque contra a sede das Nações Unidas em abuja, matando 20 pessoas.

Segundo a Casa Branca os ataques foram actos terroristas, prometendo ajudar a Nigéria a punir os responsáveis. Condenamos estes ataques violentos e sem sentido e a trágica perda de vidas no dia de Natal. O presidente fancês, Nicolas Sarkozy, falou de solidariedade com a luta (da Nigéria) contra o terrorismo. O ministro do Exterior da alemanha, Guido Westerwelle, disse que mesmo no dia de Natal, o mundo não é poupado à cobardia e ao medo do terrorismo. Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague afirmou: Foram ataques cobardes contra famílias reunidas em paz e em oração para celebrar um dia que simboliza harmonia e boa vontade entre as pessoas.

ao longo da semana passada, 70 pessoas foram mortas em combates entre forças da Nigéria e pistoleiros ligados ao Boko Haram, na região nordeste do país. Yushau Shuaibu, porta-voz das forças de emergência da Nigéria, afirmou que a explosão em Madalla danificou seriamente a igreja. as casas em volta da igreja também ficaram muito danificadas pela explosão. O ataque de Jos, nas regiões norte, predominantemente islâmica, pode ter impactos ainda mais perigosos que o atentado de abuja. Nos últimos dois anos, mais de mil pessoas foram mortas em Jos, em actos de violência religiosa e étnica. Há receios que o mais recente ataque possa desencadear um conflito de grandes proporções.