«O que contemplamos no Presépio de Belém é um acontecimento criador. O homem é recriado»
«O que contemplamos no Presépio de Belém é um acontecimento criador. O homem é recriado»«Os textos desta celebração do Natal dizem-nos que Cristo é uma luz para o homem, tanto para aqueles que já buscam a luz, como para os que jazem nas trevas, isto é, que deixaram toldar a beleza do homem pelos seus erros, afirmou o cardeal patriarca de Lisboa, na homilia do Pontifical do Natal do Senhor. José Policarpo expressou o desejo que os fiéis possam ver «com os olhos da fé que «Deus que voltou ao meio de nós, Se tornou presente no seu Filho Jesus Cristo.
O bispo de Lisboa salientou que Jesus de Nazaré é «a imagem perfeita de Deus. Mas, «habitando Cristo no meio de nós, é caso para perguntar como foi possível, um mundo marcado pelo ateísmo ou pela indiferença em relação a Deus, questionou. «O desconhecimento ou mesmo a rejeição de Cristo são fruto das “trevas” em que caiu a humanidade, assinalou o cardeal.

as «trevas que rejeitaram a luz, na humanidade, são «a violência, o egoísmo e a ganância, a mentira consciente, o desrespeito pela vida e pela dignidade do homem. Estas atitudes «comprometem a justiça, aviltam o amor do próximo, destroem a paz, sublinha o cardeal. Cristo está presente no coração de todos os homens, mesmo daqueles que não O reconhecem, salienta José Policarpo. « a fé em Deus confessada por outras religiões, ou o desejo de amor, de justiça e de paz cultivados mesmo pelos descrentes.

José Policarpo recorda a primeira encíclica de João Paulo II, onde é abordada a encarnação do Verbo de Deus. «Só no mistério do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente o mistério do homem, porque «Cristo, redentor do mundo, é aquele que entrou, de uma maneira singular e que não se pode repetir, no mistério do homem e penetrou no seu coração.