Bispo do algarve faz o mesmo convite feito aos pastores de Belém: «Não temais, nasceu-vos hoje um Salvador»Bispo do algarve faz o mesmo convite feito aos pastores de Belém: «Não temais, nasceu-vos hoje um Salvador»«Num tempo marcado pela incerteza numa região com a maior taxa de desemprego do país e as consequências que daí advêm, Manuel Quintas apela à «confiança e à esperança. O prelado realça que «a verdadeira esperança, aquela que resiste apesar de todas as desilusões só pode estar naquele que nos amou e continua a amar até ao fim, cujo nascimento mais uma vez celebramos.
O bispo da diocese algarvia assinala que «celebrar o Natal é corresponder, de modo permanente, ao apelo quotidiano de estender o testemunho da caridade, para além das fronteiras da comunidade eclesial, envolvendo toda a pessoa. a caridade «recebida e oferecida constitui para qualquer pessoa a experiencia originária de onde nasce a esperança, acrescenta Manuel Quintas, no vídeo que se encontra no portal da diocese. O prelado defende que «quando a Igreja serve a caridade, faz crescer simultaneamente a cultura da solidariedade, contribuindo para dar nova vida aos valores universais da convivência humana.
Numa referência à Europa, o bispo do algarve recorda o apelo do Papa João Paulo II, na exortação apostólica ‘Ecclesia in Europa’. « a inspiração cristã pode transformar a agregação política, cultural e económica numa convivência onde todos os europeus se sintam em casa própria e formem uma família de nações, disse. O Natal é um convite a todos «crentes e não-crentes para traçarem caminhos novos que desemboquem no espírito a fim de fazer dela uma verdadeira casa comum onde haja alegria de viver. a todos, o bispo deseja que sejam «semeadores de esperança, fruto da caridade solidária recebida e oferecida.