Palavras de um sacerdote popular da capital da RD Congo. Para o mesmo seria necessário «mudar todo um sistema, baseado no dinheiro e na busca do interesse pessoal a qualquer preço»
Palavras de um sacerdote popular da capital da RD Congo. Para o mesmo seria necessário «mudar todo um sistema, baseado no dinheiro e na busca do interesse pessoal a qualquer preço» a calma voltou às ruas de Kinshasa depois de reprimidas as tentativas de reunião dos apoiantes da oposição e mais particularmente de Etienne Tshisekedi, pelas forças de segurança congolesas. O candidato da oposição (nas eleições do passado 28 de Novembro) tinha prometido auto-nomear-se presidente do país, hoje, 23 de Dezembro, facto que gerou alguma preocupação na sociedade. De acordo com a agência Misna, que cita fontes internacionais, a cerimónia terá decorrido em casa do candidato, em Kinshasa, na presença de alguns militantes e responsáveis políticos da oposição.
Mpundu, sacerdote popular na capital do país, fala sobre a situação actual da RD Congo: «Para mim, a crise à qual assistimos é artificial: foi criada, desejada, era previsível. O padre, citado pela Misna, acredita que houve fraudes, em massa, nas eleições. «Estamos evidentemente numa democracia de fachada. Quanto à oposição, ela não existe, pois não conta com verdadeiros programas, denuncia. Para o mesmo, teria sido necessário anular as eleições e voltar a realizá-las. Seria necessário «mudar todo um sistema, baseado no dinheiro e na busca do interesse pessoal a qualquer preço, considera. Trata-se de uma «tendência global, mas na RD Congo é «particularmente evidente.